sábado, 10 de julho de 2010

O ANO foi 1986.

  • O ano foi 1986. O mês abril. O cometa Halley iria passar perto da terra. Eu tinha 16 anos, estava no primeiro colegial, sofrendo mudanças no corpo, na mente. Novas amizades, porém sem esquecer os velhos e bons amigos. E foi justamente esse grupo que se reuniu numa noite entre os dias 18 e 25 de abril de 1986, quando o cometa novamente foi visível à noite, na direção sul-sudeste, abaixo do horizonte. Na época, os astrônomos aconselharam observações a partir de grandes alturas, além dos 1.000 m., longe dos centros habitados e preferencialmente em baixas latitudes. As dificuldades para se ver o Halley da Terra foram muitas: a turbulência atmosférica, que em alguns casos interferiu nos melhores períodos de visibilidade e, para quem o observou nas cidades, as luzes difusas da iluminação das ruas e ainda mais, a cauda do Cometa esteve escondida o tempo todo atrás de seu núcleo. Lá fomos nós... A princípio ficamos perto de casa, numa noite gelada..., mas nada. Decidimos andar pela cidade em busca de um lugar melhor. Fotos até o morro que fica atrás do ginásio. Cometa? Nada. Então resolvemos subir no morro que chamamos de morro do Cristo. A subida foi demorada. Em meio à caminhada, colhendo algumas frutas bem pequenas (qual é mesmo o nome?) achando objetos estranhos, arrrgh! Chegamos ao topo. Ficamos a madrugada toda. Frio, sono, risos e quase ao amanhecer voltamos para as nossas casas... qdo íamos descendo uma procissão subia, era sexta-feira santa, dia em que os religiosos gostavam de subir ao morro. Cometa? Ele disse que viria? Ninguém viu... Só daqui a 70 anos. Estarei com 86 anos.... será que vou ver?

Twitter