terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Mediadores

Hoje em dia existem programas em que pessoas, normalmente juízes, mas podem ser pessoas com esse dom, sentam-se com duas outras partes (pessoas que ofenderam, ofendidas) que tem questões a serem resolvidas, devido a algum entrevero acontecido. Isso sempre existiu, e o fato de pessoas gostarem de assistir reality shows, essa “negociação” foi levada ao ar. Como disse, não é um fato novo. Alías, desde o princípio, a ofensa separa, afasta pessoas... O pecado ofendeu a santidade de Deus e afastou o homem do seu Criador e Pai. Mas Deus sempre quis resolver essa situação e, mesmo que os homens buscavam se distanciar cada vez mais, desprezando o cuidado de DEUS, o Senhor nunca os deixou. Todo dia ao olharmos esse mundo maravilhoso que temos e a natureza exuberante, reconhecemos seu cuidado conosco. Também no seu gentil trato a cada dia. Mas a “briga” precisaria ser resolvida. Foi então que Deus resolveu mandar o Seu mediador. O único com credencial celeste pra poder representar o Criador e também a criatura. Seu nome é Jesus, e só ele pode reconciliar o homem com DEUS, os filhos com o Pai. Já O aceitou como se Único Mediador? "Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho ao seu tempo" 1 tim 2:5-6 “Pois que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões; e nos encarregou da palavra da reconciliação.” 2 Coríntios 5: 19

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

O mar está pra peixe sim!

. Desde ontem, após de um bombardeio de informações negativas por parte da mídia, eu estava ansioso para saber se acordaria vivo. Todos, unanimente, resolveram dizer que "o mar não está para peixe" e que nos próximos anos perderemos nossos empregos e passaremos necessidades até mesmo de água e ar. Há 2000 anos um sujeito chamado Pedro estava desanimado no mar da Galiléia e todos lhes diziam que aquele mar "não estava para peixe". A noite toda e nem um lambari sequer. Até que um homem, com status de "sagrado" lhe determinou que o fizesse mais uma vez, e assim ele o fez e voltou com as redes rompendo pelo peso dos peixes. Eu sei que voce tem pescado muito e pego pouco, mas... não olhe para a rede, nem para mar e muito menos para os palpiteiros de plantão... OLHE PARA O SAGRADO e lance mais uma vez sua rede. Tenha um excelente dia, curta seus amigos, sua familia e coma os peixes nessa tarde ensolarada que teremos, até porque quando voce morrer não levará nenhum peixe no caixão. AMO VOCE.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Atitudes Equivocadas

Atitudes equivocadas. Vamos lá? Escrevendo mais um pouquinho no blog. Somos tão amigos dos que estão longe (tudo bem, Jesus disse pra fazer isso); mas julgamos, não toleramos e desprezamos os nossos irmãos que estão perto. A bíblia diz que se procedemos assim, somos piores que os ímpios : "Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel." (ITm. 5:8) Se a bíblia diz que da mesma fonte não poder sair água doce e água salgada; por que damos mais créditos em músicas, festas, que divulgam td o que é contra a palavra de DEUS? E Ainda usamos o nome de Deus para justificar? Como será nossa pregação? Somos livres, mas nossa liberdade teve um preço, o sangue de JESUS. O mínimo que deveríamos fazer é entregar a vida a Aquele que a comprou, e fazer exclusivamente a sua vontade... se assim não for... não podemos servir, pregar ou cantar canções que falam de SEU AMOR.... Nesse Amor Amor de Cristo, abraços!

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Amnésia de caráter

A amnésia de caráter Leitura Bíblica: Havia um homem […] homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal. (Jó 1:1) Parece que os jovens da China estão começando a esquecer como escrever os caracteres que constituem a linda caligrafia do seu tradicional idioma. Alguns estão chamando o fenômeno de “amnésia de caracteres”. O uso maciço de computadores e “smart phones” significa, frequentemente, que a escrita é negligenciada e alguns podem esquecer-se dos caracteres que aprenderam na infância. Um jovem disse: “As pessoas não escrevem mais nada a mão, exceto [seus] nomes e endereços”. Algumas pessoas parecem ter uma “amnésia de caráter” diferente. Quando confrontadas com um dilema, parecem “esquecer” a coisa certa a fazer e em vez disso, escolhem a saída mais fácil. Deus chamou Jó “ homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal” (Jó 1:8). Deus permitiu que Satanás tirasse tudo que Jó possuía – seus filhos, sua riqueza e sua saúde. Mas, a despeito das suas circunstâncias de cortar o coração, Jó recusou-se a amaldiçoar Deus. “Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma” (Jó 1:22). Satanás havia contestado a afirmação de Deus sobre o caráter isento de culpa de Jó, mas comprovou-se que ele estava errado. Amnésia de caráter? Não. Caráter é o que somos; não é algo que “esquecemos”. Quem perde o caráter faz uma escolha.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

The Brave One

O título acima se refere a um filme de 1956, desses que a gente assiste à tarde. O resumo é: é a história de um menino Leonardo e um touro, ou Gitano Cigano é o nome do garoto dá ao filhote touro, cuja vida ele salva durante uma tempestade. Alguns promotores querem levar o touro para a tourada, o que faz com que o menino passe o filme inteiro tentando achar o presidente do México para conseguir o livramento do animal. Ele o acha numa cena interessante do filme onde o menino convence o presidente e ainda fala "estarei orando pelo senhor". Mas ao chegar na arena, já é muito tarde, pois Gitano já está na arena com o toureiro. O touro resiste a toda a mal-criação,e quando o toureiro se prepara para matar o touro, o animal consegue ataca-lo, o que se repete umas 5 vezes. O povo sensibilizado pela bravura do touro, pede "indulto". E quando o toureiro está prestes a matar o touro, o presidente acena com o lenço branco, simbolizando a "liberdade' do touro. O MEnino entra na arena e qdo todos pensam que o touro vai matar o menino...os dois se encontram e vão embora para fora da arena. Fim. O que me chama atenção nesse filme é a busca incessante do menino por um objetivo, ele procura pelo único homem que poderia ajudá-lo mais que todos... o presidente.Nós como Cristãos devemos buscar aquele que pode nos ajudar mais que todos... o Rei dos Reis (APO 17:14). Muitos desistem quando tudo parece perdido...e outros buscam em fontes erradas. Cuidado! A única fonte segura é a PALAVRA DE DEUS. JESUS DIZ EM MAT 22:29 que as PESSOAS ERRAM POR NÃO CONHECEREM AS ESCRITURAS... VIVEM DE PROFECIAS, CORRENDO ATRÁS DE PESSOAS QUE DIZEM "EIS QUE DIGO..." NOSSO DEUS É DEUS DE PAZ, NÃO TRAZ CONFUSÃO. QDO ALGUEM DIZ " FULANO VAI MORRER" COMO ISSO PODE SER DE DEUS? DEUS É DEUS DE AMOR, DE PAZ... NÃO ENTENDO COMO PESSOAS CAEM NAS HOROSCOPADAS DA VIDA... MUITOS VÃO TOMAR UM PASSE GOSPEL....O PROBLEMA É QUE NAS COMUNIDADES AS PESSOAS SÃO ENSINADAS A BUSCAR A DEUS POR SI PRÓPRIAS...MT 6:6 E AI.. ELAS NÃO FAZEM ISSO..PREFEREM IR A ALGÚEM QUE FAÇAM O TRABALHO DELA E PEDEM A DIREÇÃO...muitas vezes é um Espírito Falso! Cuidado...qdo perceberem... pode ser tarde. NÃO SEJA ENGANADO, NÃO SEJA ENGANADO, NÃO SEJA ENGANADO “Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios,” - I Timóteo 4:1 Boa Semana

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Fracos na Fé?

Mt 14:31 E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste?
Estive pensando no termo “fraco na fé” . Frequentemente recebo ligações de irmãs e irmãos que dizem estar fracos na fé. Isso virou sinônimo de desistir. Se olharmos para a bíblia, principalmente nesse episódio de Pedro... vemos Jesus dizendo “ó homem de pouca fé” ( ou.. homem de pequena fé, ou homem de uma fé fraca, ou “como vc está fraco no fé Pedro).
Assim Pedro sofreu um pequeno revés na sua vitória (compátivel a sua fé pequena, uma “pequena” derrota) MAS ELE NÃO DESISTIU... Jesus o acolheu e ele continou a seguir, servir, ouvir seus ensinamentos, e adorar a Jesus. E depois se torna um homem de grande fé. De servo à apóstolo.
Posso comparar a nossa fé a uma bateria de celular... ela tem uma vida útil, que depende da utilização e cuidado com ela (tenho uma que vai já para 5 anos e uso). O que fazemos quando a bateria está fraca? Jogamos fora já? Não... recarregamos. O que fazemos quando estamos fracos na fé? Jogamos fora? Infelizmente, muitos fazem isso... começam a não frequentar mais os cultos, param de orar, param de ler a bíblia a consequencia? Param de falar com DEUS.

Como recarregar a bateria da fé?
Assim como a bateria do celular, precisamos de uma “fonte de alimentação”..

1ª Fonte: DEUS! Sl 87:7 “... todas as nossas FONTES estão em Ti.”
Como fazemos isso.. Orando:
Jd 1:20 Edifiquem-se, porém, amados, na santíssima fé que vocês têm, orando no Espírito Santo.

2ª Fonte: a PALAVRA DE DEUS.

Rm 15:4 Pois tudo o que foi escrito no passado, foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança.
.
3ª. Fonte: Comunhão com os irmãos: Salmos 133 1 E 3 (lembrar Pentecostes)
1 Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união!
3 É como o orvalho do Hermom quando desce sobre os montes de Sião. Ali o Senhor concede a bênção da vida para sempre.

Hb 10:25 Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Não se perca entre os reinos

NÃO ERRE DE REINO - NÃO SE PERCA ENTRE OS REINOS
Lucas 9: 54 Ao verem isso, os discípulos Tiago e João perguntaram: "Senhor, queres que façamos cair fogo do céu para destruí-los?"
55 Mas Jesus, voltando-se, os repreendeu, dizendo: "Vocês não sabem de que espécie de espírito vocês são, pois o Filho do homem não veio para destruir a vida dos homens, mas para salvá-los"


Lc 10: 17 Os 72 voltaram alegres e disseram: "Senhor, até os demônios se submetem a nós, em teu nome".
18 Ele respondeu: "Eu vi Satanás caindo do céu como relâmpago.
19 Eu lhes dei autoridade para pisarem sobre cobras e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; nada lhes fará dano.
20 Contudo, alegrem-se, não porque os espíritos se submetem a vocês, mas porque seus nomes estão escritos nos céus".

Exercer a autoridade

Esferas de Oposição
1- Oferecendo manjares (tentação)
2- Falando do que fizemos (acusação)
3- Importunando, irritando (opressão)
4- Agente do mal (Possessão)

Falar com propriedade (saber do que está falando) (por isso não conseguiram expulsar)

Atos 19: 13 Alguns judeus que andavam expulsando espíritos malignos tentaram invocar o nome do Senhor Jesus sobre os endemoninhados, dizendo: "Em nome de Jesus, a quem Paulo prega, eu lhes ordeno que saiam!"
14 Os que estavam fazendo isso eram os sete filhos de Ceva, um dos chefes dos sacerdotes dos judeus.
15 Um dia, o espírito maligno lhes respondeu: "Jesus, eu conheço, Paulo, eu sei quem é; mas vocês, quem são?"
16 Então o endemoninhado saltou sobre eles e os dominou, espancando-os com tamanha violência que eles fugiram da casa nus e feridos.
17 Quando isso se tornou conhecido de todos os judeus e gregos que viviam em Éfeso, todos eles foram tomados de temor; e o nome do Senhor Jesus era engrandecido.

1Jo 3:8 - quem comete pecado é do Diabo; porque o Diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo.

Ferramentas: Boas Novas, Amor Misericórdia, Compaixão, Libertação..

Lc 4:18 19 "O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos
e proclamar o ano da graça do Senhor"

O mundo jaz no maligno até a volta de Cristo a iniqüidade vai se multiplicar
AP 22 11 Quem é injusto, faça injustiça ainda: e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, santifique-se ainda.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Mais integridade!

Por que será que mts vezes, quem exige MAIS integridade, são Justamente os MENOS íntegros.  

MT 7:3 "Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho? 4 Como você pode dizer ao seu irmão: 'Deixe-me tirar o cisco do seu olho', quando há uma viga no seu? 5 Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão.

Ano novo... problemas velhos?  Entra ano e sai ano e vc ainda tá enrolado? Pessoas que se julgam perfeitas te julgam?

A você perseguido, leia o que a palavra de DEUS diz a teu Respeito:

MT 5: 11   "Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa, os insultarem, os perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês.

12  Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a sua recompensa nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês.

2 Co 4:9  somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos.

A você PERSEGUIDOR:

Mt 18:3   e disse: "Eu lhes asseguro que, a não ser que vocês se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no Reino dos céus.

SINVAL

PAI, PROFESSOR DE INGLÊS, FUNCIONÁRIO PÚBLICO, PASTOR, FILHO, MARIDO....

acima de TUDO POR SERVO de JESUS

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

SuperHeróis

E SE pudessemos ter superpoderes?... outro dia estive pensando... e descobri porque que Deus não nos deu superpoderes. Não estou falando de pessoas megalomaniacas que assumiram algum poder em alguma nação... Não! Pensei em nós mesmos... e cheguei a seguinte conclusão: Claro que num período como esse, poderes como o do Superman seriam bem-vindos...abririamos caminho pelos rios para não invadir casas, resgatariamos pessoas, impediriamos o caos.... mas e no dia que tudo estivesse normal? Pensa bem... com a visão de raio-x... os homens não seriam “tentados” a olhar através de paredes, nos banheiros femininos, e através das roupas? O mesmo com as mulheres? E se se envolvessem numa briga? Um supersoco, assopro, assopro gelado, visão de calor e tchau... Homem-invisível (mulher também) Não seria excelente “sumir” num momento em que não queriamos ser vistos, por vergonha, timidez ou perigo? Entrarmos e sairmos de qualquer lugar sem ser notado. (alguém pode dizer: isso já acontece comigo) Flash! Quem não queria ser rapidinho em alguma coisa? Fazer o trampo rapidex... chegar rápido em alguns lugares.. sair rápido de outros. Homem-aranha ! lançar teias e amarrar pessoas e coisas e tapar a boca de alguém? Homem-elástico (ou muher): dar uma esticadinha a algum lugar ou em algumas coisas? E mais... mexer em qualquer coisa elétrica e... não levar choque? Aquaman... bom, seriamos os melhores nadadores do mundo e respirarámos debaixo d´àgua. Ou poderiamos usar a desculpa do raio gama e sair destriundo tudo dizendo "sinval esmaga, sinval destroi"; e ficar gigante como o ULTRAMAN e fugir para outro planeta para tirar o estresse.
Jean Grey... poder controlar a mente das pessoas... essa seria boa... seria? Poderes elétricos como o do Static Shock (super-choque) e poder desligar o som alto dos vizinhos barulhentos...O marciano Ajax ou o visão, que podem mudar a sua forma: se passar por outra pessoa... ou poder atravessar paredes... invadir e entrar em lugares que nunca fomos... pensa bem... com essa mente tão “fértil” que temos...Deus não poderia mesmo nos dar tantos poderes... mas ao que crê.. tudo é possível Mc 9:23...quero dizer, pela oração, podemos muitas coisas...


BJ, té, PAZ,

SuperHeróis

E SE pudessemos ter superpoderes?... outro dia estive pensando... e descobri porque que Deus não nos deu superpoderes. Não estou falando de pessoas megalomaniacas que assumiram algum poder em alguma nação... Não! Pensei em nós mesmos...  e cheguei a seguinte conclusão: Claro que num período como esse, poderes como o do Superman seriam bem-vindos...abririamos caminho pelos rios para não invadir casas, resgatariamos pessoas, impediriamos o caos.... mas e no dia que tudo estivesse normal? Pensa bem... com a visão de raio-x... os homens não seriam “tentados” a olhar através de paredes, nos banheiros femininos, e através das roupas? O mesmo com as mulheres? E se se envolvessem numa briga? Um super soco, assopro, assopro gelado, visão de calor e tchau... Homem-invisível (mulher também) Não seria excelente “sumir” num momento em que não queriamos ser vistos, por vergonha, timidez ou perigo? Entrarmos e sairmos de qualquer lugar sem ser notado. (alguém pode dizer: isso já acontece comigo) Flash! Quem não queria ser rapidinho em alguma coisa? Fazer o trampo rapidex... chegar rápido em alguns lugares.. sair rápido de outros. Homem-aranha ! lançar teias e amarrar pessoas e coisas e tapar a boca de alguém? Homem-elástico (ou mulher): dar uma esticadinha a algum lugar ou em algumas coisas? E mais... mexer em qualquer coisa elétrica e... não levar choque? Aquaman... bom, seriamos os melhores nadadores do mundo e respirarámos debaixo d´àgua.

Jean Grey... poder controlar a mente das pessoas... essa seria boa... seria? Poderes elétricos como o do Static Shock (super-choque) e poder desligar o som alto dos vizinhos barulhentos...O marciano Ajax ou o visão, que podem mudar a sua forma: se passar por outra pessoa... ou poder atravessar paredes... invadir e entrar em lugares que nunca fomos... pensa bem... com essa mente tão “fértil” que temos...Deus não poderia mesmo nos dar tantos poderes... mas ao que crê.. tudo é possível Mc 9:23...quero dizer, pela oração, podemos muitas coisas...

  

BJ, té, PAZ,

 

S.E.S.

DESABAFOS

DESABAFOS

Bom.. faz tempo que não escrevo no meu Blog...tive várias ideias nesses dias... mas hoje fiquei irritado (desculpem) com alguns assuntos e resolvi escrever: 1o. Engraçado vem a AMY,drogada e bêbada,insulta, desrespeita até seus próprios fãs,e as pessoas diziam na fila pra entrar no show que até morreriam por ela...vem Jesus, ama até seus inimigos,fala de justiça, salva vidas, perdoa pecados..e as pessoas dizem o matariam de novo...Os que anunciam Jesus são chamados de loucos e fanáticos... os que defendem a adega (winehouse em inglÊs) dizem que são "apaixonadas" por ela....é triste ouvir comentários assim... inclusive de Cristãos... a dita cuja já criticou até Cristo em seus shows....Mercy oh LOrd!

2o. MInistério de LOuvor...todos querem e devem participar, mas nem todos querem pagar o preço de ensaio, dedicação, da aliança, comunhão, renuncia. Não é só cantar ou tocar bonito.. é ter testemunho, ser modelo e pagar o preço da preparação!! slm 33.3 
e
3o. cuidado ao falarem de coisas que vcs não sabem. Olhar só para foto não dá para conhecer todo o filme, e vendo o filme não dá para saber os bastidores.... ossa.. to inspirado hj hein? Mas sério.. to cansado de ouvir pessoas que não sabem,não conhecem a respeito d eum assunto e ficam metendo o nariz....

take you nose off


té!

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Blog do SINVAL: DESABAFOS

Blog do SINVAL: DESABAFOS: "Bom.. faz tempo que não escrevo no meu Blog...tive várias ideias nesses dias... mas hoje fiquei irritado (desculpem) com alguns assuntos e r..."

DESABAFOS

Bom.. faz tempo que não escrevo no meu Blog...tive várias ideias nesses dias... mas hoje fiquei irritado (desculpem) com alguns assuntos e resolvi escrever: 1o. Engraçado vem a AMY,drogada e bêbada,insulta, desrespeita até seus próprios fãs,e as pessoas diziam na fila pra entrar no show que até morreriam por ela...vem Jesus, ama até seus inimigos,fala de justiça, salva vidas, perdoa pecados..e as pessoas dizem o matariam de novo...Os que anunciam Jesus são chamados de loucos e fanáticos... os que defendem a adega (winehouse em inglÊs) dizem que são "apaixonadas" por ela....é triste ouvir comentários assim... inclusive de Cristãos... a dita cuja já criticou até Cristo em seus shows....Mercy oh LOrd!

2o. MInistério de LOuvor...todos querem e devem participar, mas nem todos querem pagar o preço de ensaio, dedicação, da aliança, comunhão, renuncia. Não é só cantar ou tocar bonito.. é ter testemunho, ser modelo e pagar o preço da preparação!! slm 33.3
e
3o. cuidado ao falarem de coisas que vcs não sabem. Olhar só para foto não dá para conhecer todo o filme, e vendo o filme não dá para saber os bastidores.... ossa.. to inspirado hj hein? Mas sério.. to cansado de ouvir pessoas que não sabem,não conhecem a respeito d eum assunto e ficam metendo o nariz....

take you nose off


té!

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

eclesiastes 11 e 12

Ecl 11: 1 Atire o seu pão sobre as águas e depois de muitos dias você tornará a encontrá-lo.
2 Reparta o que você tem com sete, até mesmo com oito, pois você não sabe que desgraça poderá cair sobre a terra.
3 Quando as nuvens estão cheias de água, derramam chuva sobre a terra. Quer uma árvore caia para o sul quer para o norte, onde cair ficará.
4 Quem fica observando o vento não plantará, e quem fica olhando para as nuvens não colherá.
5 Assim como você não conhece o caminho do vento, nem como o corpo é formado no ventre de uma mulher, também não pode compreender as obras de Deus, o Criador de todas as coisas.
6 Plante de manhã a sua semente, e mesmo ao entardecer não deixe as suas mãos ficarem à toa, pois você não sabe o que acontecerá, se esta ou aquela produzirá, ou se as duas serão igualmente boas.
7 A luz é agradável, é bom ver o sol.
8 Por mais que um homem viva, deve desfrutar sua vida toda. Lembre-se, porém, dos dias de trevas, pois serão muitos. Tudo o que está para vir não faz sentido.
9 Alegre-se, jovem, na sua mocidade! Seja feliz o seu coração nos dias da sua juventude! Siga por onde seu coração mandar, até onde a sua vista alcançar; mas saiba que por todas essas coisas Deus o trará a julgamento.
10 Afaste do coração a ansiedade e acabe com o sofrimento do seu corpo, pois a juventude e o vigor são passageiros.

12:1 Lembre-se do seu Criador nos dias da sua juventude, antes que venham os dias difíceis e se aproximem os anos em que você dirá: "Não tenho satisfação neles";
2 antes que se escureçam o sol e a luz, a lua e as estrelas, e as nuvens voltem depois da chuva;
3 quando os guardas da casa tremerem e os homens fortes caminharem encurvados; quando pararem os moedores por serem poucos, e aqueles que olham pelas janelas enxergarem embaçado;
4 quando as portas da rua forem fechadas e diminuir o som da moagem; quando o barulho das aves o fizer despertar, mas o som de todas as canções lhe parecer fraco;
5 quando você tiver medo de altura, e dos perigos das ruas; quando florir a amendoeira, o gafanhoto for um peso e o desejo já não se despertar. Então o homem se vai para o seu lar eterno, e os pranteadores já vagueiam pelas ruas.
6 Sim, lembre-se dele, antes que se rompa o cordão de prata, ou se quebre a taça de ouro; antes que o cântaro se despedace junto à fonte, a roda se quebre junto ao poço,
7 o pó volte à terra, de onde veio, e o espírito volte a Deus, que o deu.
8 "Tudo sem sentido! Sem sentido!", diz o mestre. "Nada faz sentido! Nada faz sentido!"
9 Além de ser sábio, o mestre também ensinou conhecimento ao povo. Ele escutou, examinou e colecionou muitos provérbios.
10 Procurou também encontrar as palavras certas, e o que ele escreveu era reto e verdadeiro.
11 As palavras dos sábios são como aguilhões, a coleção dos seus ditos como pregos bem fixados, provenientes do único Pastor.
12 Cuidado, meu filho; nada acrescente a eles. Não há limite para a produção de livros, e estudar demais deixa exausto o corpo.
13 Agora que já se ouviu tudo, aqui está a conclusão: Tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos, porque isso é o essencial para o homem
14 Pois Deus trará a julgamento tudo o que foi feito, inclusive tudo o que está escondido, seja bom, seja mau.

Twitter